UMA ROMARIA NA PANDEMIA

PEREGRINAÇÃO NA PENHA É REALIZADA DE FORMA ON-LINE


Esse ano a 27ª Peregrinação a Basílica de Nossa Senhora da Penha teve que ser de uma forma diferente. O reitor da Basílica, Padre Thiago Sardinha, afirmou que da Legião de Maria é a maior Romaria feita a Igreja de devoção mariana, mas que esse ano contou com pouco mais de 100 presentes. Também não ocorreu a procissão, apenas a Santa Missa. O motivo das mudanças foi a pandemia do covid-19 que atingiu o planeta desde março deste ano. Todos os fiéis que compareceram usaram máscaras e cumpriram o distanciamento. No altar, o álcool foi um instrumento permanente. Foi a segunda Missa da Legião de Maria que foi transmitida pelo Facebook do Senatus Rio. Isso ocorreu também na celebração dos 99 anos.


Nada abalou a festa realizada na Concha Acústica. A Missa foi presidida pelo Bispo de Iguatu e Referencial da Legião de Maria junto a CNBB, Dom Edson de Castro Homem. Concelebrada pelo Diretor Espiritual da Regia de São João de Meriti, Padre Neuton Dias, pelo Diretor Espiritual do Senatus Assumpta do Rio de Janeiro, Padre Fábio Siqueira, e pelo anfitrião, Padre Thiago Sardinha. “O 15 de novembro é o dia da Legião de Maria se encontrar aqui, pois os Legionários renovam as promessas do Batismo, para que voltem para seus lares fortes para que o reino de Deus aconteça”, confessa Thiago.


Na Homilia, Dom Edson lembrou das palavras do Papa Francisco, sobre o Dia dos Pobres, que é realizado sempre um domingo antes da Festa de Cristo Rei, se tornando um momento de reflexão antes do fim do ano litúrgico. “José e Maria eram humildes, mas fortes. Eles experimentaram a vivencia em país estrangeiro, com apenas os bens necessários para sobreviver. Os bens eram oriundos da carpintaria”, expõe. O bispo ainda falou do nosso papel como eleitor. “Hoje também é dia de eleição, não basta apenas votar, é preciso escolher em quem deseja melhorar os problemas políticos e sociais. Não se pode escolher quem vai fazer mais pobres. Tem pessoas passando fome no Brasil. Então o voto é o poder de decisão. Hoje temos pessoas que estão com a mão no poder e ao mesmo tempo estão se lixando para os mais necessitados”, avaliou.


“Nos chamam de comunistas por falar a verdade. A Bíblia fala por diversas vezes da preocupação com os pobres. Por isso, nosso compromisso é lutar contra a pobreza do mundo. O objetivo é a multiplicar os bens, como fala a leitura. Nosso Senhor não deseja a passividade e sim a atividade”, grifou. Por fim, Dom Edson mandou um recado especial para os legionários. “Precisamos ser úteis, o papel do Legionário é desenvolver os talentos, é exercer o poder da visitação, indo a lugares difíceis como hospitais e presídios. Nós Católicos, precisamos de ação, não esquecer que o Senhor estava com sede, fome, preso e nu. O ato de dar água, alimentar, visitar e vestir não pode está distante do cristianismo. É preciso se solidarizar e multiplicar os dons no que for possível”, concluiu.


O Padre Neuton veio da Baixada Fluminense para representar os Legionários. “Este ano não se pode comparecer à festa e nem realizar os trabalhos, mas não podemos relaxar na oração, fé e acompanhamento dos enfermos com um telefonema”, recomenda. Dom Edson depois da Missa afirmou que a data não foi esquecida e ficou marcada por ser o Dia dos Pobres. “Fizemos a nossa romaria, não como de costume, mas com a utilização das mídias sociais. O importante é que estamos unidos, cumprindo o dever que é a oração. Nesse dia dedicado aos pobres lembramos que Nossa Senhora é a mãe dos pobres e pedimos a Ela que a desigualdade social possa cessar e ocorra a distribuição de renda”, enfatizou.


A história da peregrinação começa com o Diácono Lourival da Silva, o percursor da peregrinação, que em 1993 reuniu o pessoal da Paróquia e o Senatus do Rio de Janeiro para a primeira peregrinação. O Diácono faleceu há dois anos. A festa na Penha é o último evento regional do ano. Obedecendo o Vaticano e o Concílium Legionis nenhum conselho vai realizar esse ano a festa do Sarau Legionário.


Hélio Euclides

Secretaria de Comunicação

Senatus Assumpta do Rio de Janeiro



Confira abaixo algumas fotos e vídeos desse dia tão especial:

Missa na íntegra

Homilia de Dom Edson: