• Hélio Euclides

ACIES - A FESTA DA LEGIÃO DE MARIA


UMA CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA EM FÁTIMA

“Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca. Tudo o que sou, desejo que a vós pertença. Incomparável mãe, guardai-me e defendei-me. Como filho e propriedade vossa, Amém”. Esse trecho do cântico é a essência da Festa da Acies, o momento de consagração dos Legionários a Nossa Senhora. Na Acies se declara a união, a dependência e a renovação do compromisso de fidelidade da Legião.

A Acies do Senatus Assumpta do Rio de Janeiro aconteceu na tarde de 21 de abril, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Centro, onde nasceu a Legião de Maria no Brasil. Mais de 300 legionários se reuniram para se consagrar a Nossa Senhora. “É nessa festa que vou buscar força para continuar o trabalho Legionário através da minha consagração, que por sinal fico comovida e chego a chorar. Aproveito para agradecer por ser Legionária, que através da Legião passei a conhecer mais Nossa querida Mãe”, comenta a presidente do Comitium Immaculata do Leme e representante da Legião no Conselho de Leigos da Arquidiocese do Rio, Maria Auxiliadora.

São João Paulo viveu a consagração a Virgem Maria de forma tão intensa que escolheu como lema do pontificado: “Todo Teu, todo da Virgem Maria”. É assim que todo Legionário se sente, principalmente no dia da Acies. “É a grande festa da Legião de Maria, que proporciona o encontro dos Legionários. Um evento de tradição muito forte, que representa a união de todos. É uma renovação do compromisso com Jesus, Maria e a Legião. Essa festa marca o membro, com a consagração que fortalece a sua caminhada missionária”, comenta a Legionária do Praedidium Causa de Nossa Alegria, da Tijuca, e ex-coordenadora da Secretaria de Comunicação, Maria Eulália.

Esse ano a festa foi organizada por duas Curiae: Auxiliatrix e Reconciliatrix, ambos da Leopoldina, e o Comitium Causa Nostrae Laetitiae, da Tijuca. O evento começou com a oração da Tessera, Terço, consagração individual e coletiva. No segundo momento, ocorreu a celebração da Santa Missa, presidida pelo Bispo de Iguatu e Representante Eclesial da Legião de Maria junto a CNBB, Dom Edson de Castro Homem, que veio do Ceará para festa. Ainda contou com a concelebração do Diretor Espiritual do Senatus RJ, Padre Fábio Siqueira; do anfitrião, o Sacerdote da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Padre José Martins, e do Padre Glauberto de Oliveira, da Arquidiocese de Iguatu.

Padre Fábio vê grande importância da festa. “Como nos ensina o Manual da Legião, a Acies é a grande solenidade do ano, a festa central da Legião. É nela que os Legionários se reúnem para renovar a sua fidelidade a Maria, Rainha da Legião, e dela receber a força e a bênção para um novo ano de combate contra o exército do mal. Em virtude disso, é de suma importância que todos os Legionários estejam presentes neste dia, a fim de renovarem em conjunto, como um exército em ordem de batalha, o seu compromisso Legionário de fazer Jesus Cristo mais conhecido e amado”, ressalva.

Na homilia, Dom Edson enfatizou o trabalho que é realizado nos Praesidia. “O Legionário só ganha como recompensa a graça, e quanto mais fazemos com gratuidade, mais conseguimos o amor do Senhor. Dessa forma, temos que imitar Jesus, o nosso Bom Pastor, que nos convida a nos doar pelo próximo. O Praesidium é a força do Legionário. Quando um grupo se encontra no desanimo, o Praesidium não é bom, precisa olhar fixo para cruz, e sentir a força de Jesus. Nossa Senhora deseja a nossa força nos nossos trabalhos semanais, e para isso precisamos sentir a presença Dela nas nossas vidas. É necessário conversar com Ela, que sempre está ao lado de seu Filho, intercedendo pelo nosso trabalho Legionário”, conclui.

Confira algumas fotos dessa linda festa (créditos: Wallace Pontes e Eulália Mello):

Ao final, a nova diretoria do Senatus Assumpta do Rio de Janeiro foi apresentada, com mandato de três anos. Até 2021 o Senatus terá essa composição de diretoria: Presidente: Matilde Lopes; Vice-Presidente: Luciane Justiniano; Primeira-Secretária: Otávia Cunha; Segunda-Secretária: Zélia Rainha; Primeiro-Tesoureiro: José Antônio; e a Segunda-Tesoureira: Maria da Penha. Os seis vão direcionar os trabalhos na cidade e no estado por meio das Regiae de São João de Meriti e de Niterói. Além do serviço com a Regia de Vitória, no Espírito Santo, e o trabalho de extensão na área do estado da Amazonas.

Nesse período do ano, todas as Regiae, Comitia e Curiae estarão também realizando suas próprias Acies. Esse ano o próximo encontro da Legião de Maria será na Hora Santa, no Santuário de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant`Ana, em conjunto com todos os movimentos marianos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, nos dias que antecedem a festa de Corpus Christi. Já na festa do Corpo de Cristo, dia 31 de maio, os Legionários participam da tradicional procissão, pelas ruas do Centro da cidade. Logo depois, vem a Romaria Nacional, nos dias 02 e 03 de junho, em Aparecida/SP.

#Notícias #AnoLaicato

0 visualização

E-mail Senatus:

senatus@legiaodemaria.org.br

Secretaria da Comunicação:

comunicacao@legiaodemaria.org.br

Endereço: 

Av. Benjamin Constant 23, sl 505

Glória - Rio de Janeiro / RJ

Tel: (21) 2224-1873

Visite:

 

© 2015 por Comunicação do Senatus-RJ