Buscar
  • Hélio Euclides

Legião de Maria realiza Congresso com Oficiais


O Senatus Assumpta do Rio de Janeiro realizou no dia 22 de julho, o seu Congresso, com o tema: “O Papel da Legião de Maria no Ano Mariano”. O encontro reuniu cerca de 100 Legionários, no 2º andar do Edifício João Paulo II. O evento foi aberto com as Orações Iniciais da Tessera e Terço. Depois seguiu com palestra com o Diretor Espiritual da Senatus, Padre Fábio Siqueira, que falou sobre a devoção mariana.

“Para saber mais de Maria, precisamos nos aprofundar nas escrituras. Precisamos unir a Bíblia com nossa fé cristã e a tradição, só assim poderemos perceber essa Mulher que é chamada de cheia de graça. Ela é a única que é chamada dessa forma, porque aceitou o chamado. Nós não estamos capacitados, mas precisamos estar abertos a escutar o chamado do Espírito Santo”, destacou.

Padre Fábio avaliou como construtivo o Congresso. “Foram temas bem escolhidos, e boa a organização do lugar. Avalio que é muito bom trabalhar o conteúdo com foco na formação”, comentou. No segundo momento da manhã, o Presidente da Curia Rainha dos Apóstolos, de São Cristóvão, Luiz Carlos, conversou sobre os Trabalhos Legionários. “Os meninos dos olhos da Legião de Maria são as visitas aos lares, algo alma a alma. Mas o trabalho Legionário não é a finalidade da Legião, e sim, a vida espiritual para a glória de Deus”, afirmou. Ele exaltou o encontro. “Muito bem feito. O Padre Fábio trouxe muito contexto, muito feliz no tema, revela o grande conhecimento com a Sagrada Escritura. Agradeço a Presidente Zélia pelo convite”, agradece.

Na parte da tarde, a Coordenadora da Secretaria de Juventude, Flávia Muniz, detalhou o trabalho dos jovens Legionários. “Ser juventude hoje é muito difícil, pois é bombardeado por pornografia e violência. Estamos numa guerra, e precisamos abrir espaço para o jovem, para que ele seja soldado dentro da Igreja, se não desvia do caminho”, lembrou. Ela enalteceu o evento. “Foi maravilhoso, fundamental colocar propostas e dificuldades de agregar, fixar e formar jovens. Falamos de estratégias para permanência na caminhada, de estreitar a distância entre a juventude e a atuação na Legião”, expôs.

O Congresso teve como particularidade a participação dos presentes, que tiraram suas dúvidas. O encontro foi finalizado com a Missa, celebrada por Padre Fábio Siqueira, e contou com os serviços do Diácono Elmo Irade. “O Congresso nos fez refletir e esclarecer dúvidas. Isso fortalece a fé, e me faz lembrar que comecei como Legionário mirim, e a fé foi se concretizando, até chegar ao diaconato”, grifa o Diácono Elmo, de Areia Branca, em Santa Cruz. O Secretário da Regia Regina Apostolorum, de São João de Meriti, Paulo Vidal elevou o Congresso. “Bem estruturado. O Diretor Espiritual com nota 1000, numa palestra de participação. Acredito que o Congresso deve ter data fixa no calendário do Senatus”, opinou.

“Muito legal e gratificante. Gostei da direção feita pela Secretária Luciane, que foi firme e atuante na hora certa”, grifou a oficial do Comitium Causa Nostra Laettitia, da Tijuca, Maria de Nazaré. A Tesoureira do Comitium Rainha da Paz, de Volta Redonda, Helena Maria, concordou sobre o resultado do encontro. “Esclareceu muita coisa, voltamos com encorajamento. Com desejo de recrutar jovens, e de derrubar essa barreira que temos nós entre eles”, exemplificou. A oficial do Comitium Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, Márcia Nazareo, crê que o Congresso fortaleceu a caminhada. “Um dia de formação como esse, nos faz animar junto as dificuldades”, concluiu.

Na homilia, Padre Fábio aprofundou a importância do tratamento com o irmão. “Devemos ter paciência com nossos irmãos, pois o entendimento do próximo pode vir com lentidão. O importante é buscar o crescimento na fé, orientando a todos. Nunca devemos ser juízes, fazer julgamentos dos bons e maus, e querer julgar os outros e a nós mesmos”, finalizou.

O próximo encontro da Legião de Maria será na comemoração do 96º aniversário, no dia 07 de setembro, na Catedral, com presença do Cardeal Dom Orani João Tempesta.

#Notícias #AnoMariano

658 visualizações

E-mail Senatus:

senatus@legiaodemaria.org.br

Secretaria da Comunicação:

comunicacao@legiaodemaria.org.br

Endereço: 

Av. Benjamin Constant 23, sl 505

Glória - Rio de Janeiro / RJ

Tel: (21) 2224-1873

Visite:

 

© 2015 por Comunicação do Senatus-RJ