• Hélio Euclides

Acies do Senatus Assumpta RJ - Em unidade, membros se encontram na Igreja Nossa Senhora de Fátima


A cerimônia em que os legionários, como um só corpo, reúnem-se para renovar a sua fidelidade a Maria, Rainha da Legião, e dela receber a força e a benção para mais um ano de combate contra as hastes do mal, chama-se festa da Acies. A festa do Senatus Assumpta do Rio de Janeiro aconteceu na tarde de 21 de abril, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Centro, onde começou a Legião de Maria no Brasil. Cerca de 50 legionários se reuniram para se consagrarem a Nossa Senhora.

A Acies é a maior festa da Legião de Maria, onde os Legionários se consagram individualmente e coletivamente. “Esse evento traz alegria no coração, nos deixa feliz por ser Legionário de Maria”, expôs o Tesoureiro do Praesidium Nossa Senhora da Natividade, de São Cristovão, Givanildo da Silva Pinto, de 42 anos. A jovem Jéssica Aparecida, de 17 anos, da Curia Rainha Medianeira de Todas as Graças, de Cordovil, acredita que a unidade é muito importante nesse encontro. “Sinto que é uma oportunidade de reunir todos aqui, renovando a fé e nos consagrando a Maria”, resume. A Presidente do Senatus RJ, Zelia Rainha, estava contente com a festa. “A Acies é valorizada com a participação de todos, em total união. Esse ano destaco a presença de um coral lindo, que abrilhantou ainda mais”, conclui.

O evento começou com a oração da Tessera, Terço e consagração individual. Depois ocorreu a celebração da Santa Missa, presidida pelo Diretor Espiritual do Senatus RJ, Padre Fábio Siqueira. ”Foi boa a participação dos membros presentes, nesse ano tão importante que é o Ano Mariano. Destaco ainda, a presença da Yolanda Ribeiro, pois é sempre bom ter conosco uma das fundadoras da Legião de Maria no Brasil”, ressalta Padre Fábio. Na homilia, ele enfatizou a importância da coragem na Missão. “Estamos na Oitava de Páscoa, é como se todos os dias fossem o Domingo de Páscoa. O que nos remete a caminhada para Pentecostes, para o fortalecimento do coração pelo Espírito Santo. Precisamos dessa coragem para mostrar o Reino de Deus. Nós da Legião precisamos viver o compromisso Legionário, com empenho, para mostrar o mistério do Cristo Ressuscitado para outros irmãos. Nosso papel é pedir a Maria que conduza os seus filhos. Maria é o nosso modelo, uma mãe que disciplina seus filhos a viver a palavra. Devemos imitá-la. Vamos aproveitar a graça deste ano, dedicado a ela, que Maria possa interceder para vivermos esse tempo como testemunhas de que Jesus está vivo e presente”, grifou. Ao final todos fizeram a consagração coletiva.

Nesse período, todas as Regiae, Comitia e Curiae estarão também realizando suas próprias Acies. Esse ano o próximo encontro da Legião de Maria será em Aparecida/SP, a Romaria Nacional, nos dias 03 e 04 de junho. Depois, na Hora Santa, no Santuário de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant`Ana, em conjunto com todos os movimentos marianos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, nos dias que antecedem a festa de Corpus Christi. Já na festa do Corpo de Cristo, os Legionário participam da tradicional procissão, pelas ruas da cidade. Amanhã, dia 06 de maio, todos estão convidados também para a abertura do Mês Mariano, na Igreja da Penha, às 8h.

#Notícias

224 visualizações

E-mail Senatus:

senatus@legiaodemaria.org.br

Secretaria da Comunicação:

comunicacao@legiaodemaria.org.br

Endereço: 

Av. Benjamin Constant 23, sl 505

Glória - Rio de Janeiro / RJ

Tel: (21) 2224-1873

Visite:

 

© 2015 por Comunicação do Senatus-RJ