• Secretaria de Comunicação

95° Aniversário da Legião de Maria


Na quarta-feira, dia 07 de setembro, a Legião de Maria comemorou uma data muito especial: 95 anos da sua fundação no mundo e 65 no Brasil! Depois de tantos anos que Frank Duff realizou a primeira reunião do que se tornaria o primeiro praesidium, na Irlanda, é com muita alegria que este maravilhoso trabalho de evangelização segue em frente aqui no Brasil, buscando sempre a santificação pessoal e a do próximo! A comemoração do Senatus Assumpta do Rio de Janeiro aconteceu às 14h, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Este ano, especialmente, estava presente um grande número de legionários, o que deixou a festa muito bonita, para a Glória de Deus! “Fico muito feliz com o número de legionários participando deste aniversário. Sou legionário há 20 anos e quando entrei para a Legião de Maria comecei a olhar com mais carinho para o trabalho com os doentes”, expõe José Olavio, do Praesidium Mater Dei – da Paróquia Nossa Senhora do Amparo e Santa Maria Goretti

O encontro teve início com a entrada dos banners do Vexilium e do Servo de Deus Frank Duff, que foram posicionados no presbitério, ao lado do ambão. As orações iniciais da Tessera e o Santo Terço foram rezados pelo Diretor Espiritual do Senatus Rio, Padre Fabio Siqueira e em seguida foi rezada a Catena Legionis. "É uma alegria celebrar o aniversário da Legião de Maria. Chegamos a quase um centenário, uma grande caminhada. O, meu desejo é mais perseverança ainda. Hoje, em especial, para abrilhantar a nossa festa, contamos com a presença de Dom Roque", detalha Padre Fábio.

Ocorreu ainda a celebração da Missa, presidida pelo Reverendíssimo Bispo Auxiliar e Animador dos Movimentos Leigos da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Roque Costa Souza, e concelebrada pelos padres Fábio Siqueira, Humberto Martins, da Arquidiocese de Niterói e Cristiano Hort, da Catedral. Participaram ainda os Diáconos Elmo Irade, do bairro de Santa Cruz e Djair Silva do Rosário, da Arquidiocese de Niterói. "Vejo esse trabalho da Legião de Maria como um ato do céu, feito na terra pelos legionários, mas algo celestial. Chegamos a esses anos todos por intermédio de Nossa Senhora, que nos abençoa", comenta o Diácono Djair.

"Participar desse aniversário é uma alegria, em especial quando se está em preparação para o centenário mundial e os 70 anos aqui no Brasil. Esperamos sair daqui hoje renovados, para que os legionários tenham força de lidar com a missão, sempre com a presença amorosa de Maria", deseja Dom Roque. A liturgia foi preparada pelas Secretarias de Comunicação e da Juventude do Senatus e a música, ministrada pelo grupo Legionário de São Gonçalo.

Na procissão de entrada da Missa, houve destaque para a Juventude Legionária, que carregou as bandeiras do Brasil, do Vaticano e da Irlanda, e os banners do Santo Padre, Papa Francisco, e da Venerável Edel Quinn. Tivemos também inúmeros estandartes levados por crianças, jovens e adultos, enchendo a cerimônia de beleza e fé. “Como estou aqui pela primeira vez, estou achando tudo lindo, as músicas me emocionaram demais! Conheci a Legião de Maria há 21 anos, depois de uma depressão. Procurei o meu pároco e ele disse que tinha uma Mãe, e que eu devia me apegar a essa Mãe, foi o que eu fiz. Sei que ela não falha!” confessa Maria Nilza, do Praesidium Nossa Senhora Mãe de Jesus Cristo - Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Galo Branco, São Gonçalo.

Além da habitual divulgação feita pelos próprios legionários, houve a divulgação pelo Portal e Aplicativo oficial da Arquidiocese de São Sebastião, Rádio Catedral FM, Jornal Testemunho de Fé e WebTV Redentor, atraindo muitos legionários que participaram da festa pela primeira vez. “Hoje foi a primeira vez que compareci ao Aniversario da Legião de Maria e estou apaixonada! Foi lindo. Maria é tudo na minha vida. É ela que me leva a Jesus todos os dias, me faz acordar feliz, dormir feliz, agradecer em todos os momentos. Entrei para a Legião de Maria há cinco anos. Antes, eu era católica um pé na Igreja, um pé no mundo”, conclui Maria da Penha, do Praesidium Nossa Senhora Mãe de Jesus Cristo - Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Galo Branco, São Gonçalo.

Essa linda festa de aniversário não foi exclusiva dos legionários! Outros devotos de Nossa Senhora aproveitaram o momento para conhecer mais sobre a Legião de Maria - como foi o caso de Maria José da Silva e Norival Carvalho, da paróquia Sangue de Cristo, na Tijuca. Maria disse que ficou bastante emocionada, principalmente com a procissão de entrada, onde era possível ver homens e mulheres, dos mais novos aos mais velhos, levando os estandartes. "Foi muito lindo ver a Catedral toda azul e branco!", resume Maria. Para Norival também foi marcante a participação de pessoas de todas as idades e a presença de muitas vans e ônibus. "Isso mostra o compromisso, o cuidado e o carinho dos legionários", finaliza.

Ao final da Missa, a presidente do Senatus do Rio, Zélia Rainha, proferiu algumas palavras de agradecimento e incentivo, ressaltando a importância dos legionários jovens, que formam “a Legião de hoje e de amanhã”. Ouvimos também Flávia Muniz, representando a Secretaria da Juventude (SEJULE-RJ), que ressaltou o trabalho com os jovens e reforçou o convite para a Primeira Trilha da Juventude Legionária, que acontecerá dia 08 de outubro. Representando a Secretaria de Comunicação, Marina Gregolin lembrou que é missão de todos os cristãos e ainda mais dos legionários anunciar a Boa Nova, e pediu orações para que esta secretaria possa divulgar esses trabalhos da melhor maneira.

Confira a seguir as principais fotos:

#Notícias

0 visualização

E-mail Senatus:

senatus@legiaodemaria.org.br

Secretaria da Comunicação:

comunicacao@legiaodemaria.org.br

Endereço: 

Av. Benjamin Constant 23, sl 505

Glória - Rio de Janeiro / RJ

Tel: (21) 2224-1873

Visite:

 

© 2015 por Comunicação do Senatus-RJ