Buscar
  • Hélio Euclides

Leigos são convocados para a 90ª Semana Eucarística


A Semana Eucarística, que acontece no Santuário Nacional da Adoração Perpétua, Matriz de Sant’Ana, Centro do Rio, é uma atividade de preparação espiritual para a celebração de Corpus Christi. Esse ano, a 90ª edição aborda o tema: “Eucaristia: alimento da misericórdia”. No sábado, dia 21 de maio, o Cardeal Dom Orani Tempesta celebrou uma Missa com os Movimentos Leigos e Novas Comunidades. A Legião de Maria, filiada ao Conselho Nacional do Laicado do Brasil (CNLB) e ao Conselho de Leigos da Arquidiocese do Rio de Janeiro (CLARJ), foi representada na Missa por Hélio Euclides, membro do CLARJ.

O Bispo Auxiliar da nossa cidade, Dom Roque Costa Souza, enfatizou na Missa que acompanha de perto os Movimentos Leigos realizando reuniões mensais com seus representantes, no CLARJ. “Entre os vários movimentos e associações não há competição. Há um espírito de partilha. O trabalho dos leigos é uma ação do Espírito Santo, uma inspiração divina, com muitos dons, para o desenvolvimento da Igreja. Nossa Igreja está em movimento e é missionária, movida pelo último documento apresentado pela CNBB, no qual vamos estudar, com um olhar pastoral, respeitando cada grupo. Queremos, com o incentivo do Concilio Vaticano II, nos reanimar com os dons de Deus”, destacou.

Dom Orani também acompanhou o pensamento de seu amigo de episcopado. “Aos leigos agradeço muito, pois levam no seu coração a espiritualidade do Cristo. O leigo é chamado a ser Igreja, sendo sal da terra. Agradeço a Deus o empenho e a fé dos cristãos leigos”, afirmou o Cardeal. A presidente do CLARJ, Ana Maria Secioso de Sá, estava feliz com o evento. “Foi maravilhoso esse momento dedicado ao leigo. Agradecer a Dom Roque que procura sempre essa comunhão entre o laicado e o clero”, destacou. Foi um momento de muita fé e oração para todos. “O encontro foi muito bom, pois mostra uma Igreja plural, onde cada grupo atende um leigo específico, chegando a todo o povo”, expôs o membro da Renovação Carismática Católica, Carlos Henrique Nascimento.

A Semana Eucarística começou no dia 19 de maio e se encerrará no dia 26, Corpus Christi. Na terça-feira, dia 24, será a vez da Hora Santa com os Movimentos Marianos. Todos os Legionários são convidados a comparecer empunhando seus estandartes. Dom Roque, que falou com exclusividade para o site da Legião de Maria, ressalta a importância de participar desse momento. “Celebramos a missão dos leigos, que são instrumentos da Igreja. Hoje nos preparamos para Corpus Christi, que é a festa da unidade por excelência”, sinaliza o bispo.

#Notícias

51 visualizações

E-mail Senatus:

senatus@legiaodemaria.org.br

Secretaria da Comunicação:

comunicacao@legiaodemaria.org.br

Endereço: 

Av. Benjamin Constant 23, sl 505

Glória - Rio de Janeiro / RJ

Tel: (21) 2224-1873

Visite:

 

© 2015 por Comunicação do Senatus-RJ