• Viviane Couto da Silva

A Legião de Maria no Ano da Misericódia


O papa anunciou no dia 8 de dezembro o início do Ano da Misericórdia. “Sede misericordiosos como o Pai” é o lema do Jubileu Extraordinário, versículo retirado do Evangelho de São Lucas. A abertura do jubileu marca o 50º aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II e incentiva a Igreja a continuar a obra começada com ele.

É o tempo de refletir sobre o significado das palavras perdão e misericórdia. É um chamado do Papa Francisco à Igreja e ao mundo para que parem de pensar e lutar pelo poder, levando-os a entender que a missão do cristão é construir relações de justiça e de respeito entre as nações.

Aqui no Brasil, por exemplo, a Campanha da Fraternidade 2016 chama a nossa atenção para o fato de que ser misericordioso é visar menos a exploração dos bens naturais e mais o bem-estar da população, que acontece por meio da preservação da natureza, nossa casa comum.

Existem muitas outras formas de praticar a misericórdia. São muitas as Obras da Misericórdia, corporais e as espirituais. Dentre elas, podemos citar algumas: dar de comer aos famintos; dar de beber aos que tem sede, vestir os nus; acolher o estrangeiro; visitar os enfermos; visitar os encarcerados; sepultar os mortos, aconselhar os duvidosos; ensinar os ignorantes; admoestar os pecadores; consolar os aflitos; perdoar as ofensas; suportar com paciência as injustiças; rezar a Deus pelos vivos e pelos mortos.

Na Bula Misericordiae Vultus, o Papa Francisco sugere algumas iniciativas que podem ser vivenciadas este ano. Chamam atenção algumas, como perdoar a todos, superar a corrupção, participar da Eucaristia, fortalecer o ecumenismo, converter-se, dentre outras.

A Legião de Maria já realiza muitas dessas obras em seu trabalho legionário. Contudo, o Senatus Assumpta do Rio de Janeiro, seguindo esse apelo do Papa Francisco, convoca os legionários a realizzar um trabalho especial em 2016. No intuito de intensificar a oração, a Presidente do Senatus Zélia Rainha pede que cada praesidium escolha uma praça, em sua área de atuação, e que, diariamente, nesta praça, seja rezado o Terço da Misericórdia por pelo menos uma dupla de legionários, sempre acompanhados de algo que identifique a Legião de Maria, se possível o estandarte do praesidium.

Esta prática pode estar ligada à explicação sobre o Ano da misericórdia, distribuição de orações, objetos bentos de devoção, como medalhas, velas e escapulários, divulgação do horário das Missas e das atividades pastorais, além de divulgação do trabalho da Legião de Maria.

Para saber mais sobre o Ano da Misericórdia, clique em:

http://www.iubilaeummisericordiae.va/content/gdm/pt.html

#Notícias #Misericórdia

116 visualizações

E-mail Senatus:

senatus@legiaodemaria.org.br

Secretaria da Comunicação:

comunicacao@legiaodemaria.org.br

Endereço: 

Av. Benjamin Constant 23, sl 505

Glória - Rio de Janeiro / RJ

Tel: (21) 2224-1873

Visite:

 

© 2015 por Comunicação do Senatus-RJ