• Hélio Euclides

Legião de Maria em sua maior festa - Legionários se encontram na Acies, em Fátima


Este ano o Senatus Assumpta do Rio de Janeiro voltou a celebrar a festa da Acies na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Centro, onde nasceu a Legião de Maria no Brasil. Cerca de 100 legionários se reuniram para entoar a sua consagração: "Sou Todo Vosso Minha Rainha e Minha Mãe e Tudo Quanto Tenho Vos Pertence". Para essa festa foi convidado o Comitium Nossa Senhora do Sagrado Coração, de Jacarepaguá.

A Acies é a maior festa da Legião de Maria, a consagração a Nossa Senhora, é a cerimônia em que os legionários, como um só corpo, se reúnem para renovar a sua fidelidade à Maria, Rainha da Legião, e dela receber a força e a benção para mais um ano de combate contra as hastes do mal. “Como em todos os anos é uma tradição a presença nesse evento. A Irmã Yolanda fala que a festa da Acies não pode ser perdida, uma cerimônia que só acontece uma vez ao ano”, expôs o Presidente da Curia Rainha dos Apóstolos, de São Cristovão, Luiz Carlos Ribeiro.

Na solenidade além da presença de Jacarepaguá e São Cristovão destacaram-se os jovens da Curia Puríssima, da Saúde e os do Comitium Mediatrix, da Leopoldina. Estes últimos fizeram as promessas como Escravos de Maria. O evento começou com as orações da Tessera, o Terço, a Consagração individual e coletiva. Depois ocorreu a celebração da Santa Missa, presidida pelo Diretor Espiritual do Senatus RJ, Padre Fábio Siqueira. ”Para nós é a festa mais importante, pois é o momento de renovar a consagração, e de ter novo alento. Esse ano tive o prazer de fazer parte dessa festa também no Acre”, destaca Padre Fábio.

Na homilia sobressaiu o momento litúrgico que vivemos: “Estamos no tempo da Páscoa até Pentecostes. Esses 50 dias são como um grande domingo, no qual vivemos o mistério do Cristo Ressuscitado. Que Jesus nos capacite para sermos um exército em ordem de batalha, levando a mensagem ao coração de todos, pois, Deus nos ama e não nos dá a cruz que não podemos carregar”, enfatizou.

Ele relata que devemos viver o amor de Maria. “Hoje é a festa da Acies. Afirmamos que Nossa Senhora é nossa Mãe. Ela nos ensina a obedecer a Sua palavra de salvação. Suas palavras são frutos em nossas vidas. Lucas revela em seu Evangelho que o menino virá de uma mulher humilde. Cita o anjo que vai a casa simples de Maria, e anuncia que Ela vai ser a Mãe do Filho de Deus. Ela responde questionando como poderá acontecer se não conhece homem algum, e o anjo explica que isso será possível por força do Espírito Santo. Maria como um instrumento responde: “Eis a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra”. Nossa Senhora percebe que sua vida jamais será igual, que uma lança vai atravessar o seu coração, antes do seu filho, pela maldade da humanidade. Maria é a primeira discípula, modelo cristã, e se quisermos ser verdadeiros legionários, precisamos seguir seus passos. Igualmente como Maria deixemos que o Senhor faça de mim, de nós segundo a Sua palavra”, concluiu.

“A Acies é tudo de bom e ao final o sentimento é que essa consagração é uma renovação de vida, uma força para o dia-a-dia”, comentou a Vice-Presidente do Comitium de Jacarepaguá, Maria de Lourdes Miranda Oliveira. O que mereceu destaque foi a presença de um senhor com uma fita azul. “Vim com minha sobrinha, e gostei de tudo. Desejo a Legião que seja feliz, perseverante e tenha cada vez mais amor a Nossa Senhora”, desejou o membro da Confraria Nossa Senhora de Lourdes, da Praça Seca, Nelson Graciano.

Nesse período todas as Regiae, Comitia e Curiae estarão também realizando suas próprias Acies. Esse ano o próximo encontro da Legião de Maria será na Hora Santa, no Santuário de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant`Ana, em conjunto com todos os Movimentos Marianos da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Depois ocorrerá em Aparecida SP, a Romaria Nacional, nos dias 04 e 05 de junho.

Confira a seguir algumas fotos desta bela e importante cerimônia:

#Notícias

0 visualização

E-mail Senatus:

senatus@legiaodemaria.org.br

Secretaria da Comunicação:

comunicacao@legiaodemaria.org.br

Endereço: 

Av. Benjamin Constant 23, sl 505

Glória - Rio de Janeiro / RJ

Tel: (21) 2224-1873

Visite:

 

© 2015 por Comunicação do Senatus-RJ