Buscar
  • Flávia Muniz

A Gênesis da SEJULE/RJ


Criada, oficialmente, no dia 25 de abril de 2015, no coração da cidade, Centro do Rio, no espaço de propriedade do Senatus/RJ situado nada menos do que na Rua da Conceição, a Secretaria da Juventude Legionária do Senatus Assumpta do Rio de Janeiro (SEJULE-RJ) era um sonho antigo dos Oficias. E mais ainda dos jovens distribuídos pelos Conselhos que compõem o Senatus.

Olha, você pode até achar o texto longo, mas... Acredite! Vale a pena se demorar um pouquinho na leitura e se surpreender com o mover de Deus na criação dessa Secretaria!!! Vem comigo?

Então... a base para a formação dessa Secretaria foi a equipe do Sentaus/RJ que atuou na preparação e realização do I ENINJUL/2013 e FEIRA VOCACIONAL (JMJ-Rio/2013). A integração dessa equipe foi tão boa e eficiente que, após o ENINJUL, ficaram a saudade e o enorme desejo de voltarem a se encontrar e fazer um trabalho em conjunto. Com grande incentivo do Ir. José Antônio para que se criasse efetivamente a Secretaria, foi reconvocada a equipe, e ninguém “deu pra trás”... Na verdade, estavam todos ansiosos por isso.

Mas... como se deu essa “reconvocação”?... Tempos modernos...

Pois é!! No corre-corre e na agitação dos nossos dias, sabíamos que seria meio complicado estar se encontrando para definir dias e horários para a primeira reunião e seguintes... Mas, felizmente, estamos na era da internet e do Whatsapp e foi aí que “tocou o sinal do recreio”! Procurando meios de chamar de novo a galera, Alex (é, ele mesmo, o D. Leleko!), criou o grupo no Whatsapp e, eu, Flávia, “dei nome à criança”: nascia, assim, pelo Whatsapp, o grupo SecretariaLegio. Era o dia 10 de fevereiro de 2015, a tarde das vésperas de Nossa Senhora de Lourdes (11 de fevereiro). O que isso te lembra?!

“Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o primeiro dia” (Gên. 1, 5).

A partir daí, foram sendo adicionados um a um os ex-integrantes da Equipe/RJ do ENINJUL, que ainda eram atuantes na Legião de Maria: Alex Silva, eu, Flávia (Comitium Mediatrix Leopoldina); Paulo Valério (Regia de Niterói); Luciane do Carmo (Regia de S. João de Meriti); Luiz Henrique, Wallace Pontes e Rodrigo Werneck (Comitium Mediatrix Leopoldina). E, entre as tantas tentativas de conciliar nossa disponibilidade com a agenda “episcopal” do nosso irmão Alex, Assessor de D. Edson, conseguimos, enfim, nos reunir.

Era a tarde do dia 25 de abril, na Rua da Conceição, pelas 15:00 h; tarde das vésperas de Nossa Senhora do Bom Conselho, Pois é!... Again...

“Sobreveio a tarde e depois a manhã: segundo dia” (Gên 1, 8).

Nessa mesma reunião, com a presença dos Oficiais do Senatus Ir. Zélia Rainha (Presidente), Ir. Yolanda Ribeiro (Vice-Pres.), Ir. José Antônio (hoje, 1º Tesoureiro) [e aos quais agradecemos, aqui, de todo coração] foi, então, oficializada a Comissão que ora compõe a Secretaria. A equipe foi ampliada, já que outros irmãos vieram unir forças, representando e atuando, respectivamente aos seus Conselhos: Felipe (Regia de S. João do Meriti); Pedro Ivo (Regia de Niterói); Rodrigo Lopes, Gabrielle e Stephane (C. Mediatrix Leopoldina). Também nessa reunião, definiu-se Coordenação: a pedido da Ir. Zélia Rainha, e com a concordância dos presentes, eu, Flávia, fui escolhida para ser a Coordenadora; o Ir. Alex Silva, por sua assessoria a D. Edson em âmbito nacional e pela boa integração que já tem e faz com todos os Conselhos do Brasil, foi escolhido para promover a integração dessa Secretaria com as demais SEJULES e os Conselhos da LM do Brasil; a Ir. Luciane (2ª Secretáriado Senatus) foi escolhida para Tesoureira, sendo ao mesmo tempo, representante da Regia de S. João de Meriti e o link entre nós e o Senatus; e, para secretário da SEJULE-RJ, foi escolhido o Ir. Paulo Valério, representando a Régia de Niterói. Uma convidada muito especial e grande incentivadora, que esteve também presente nessa data tão importante, foi a Ir. Leda do Carmo, mãe da Luciane.

Se você “se ligou”, percebeu que a “gênese” da SEJULE-RJ teve sinais muito visíveis da intervenção divina em dois momentos do seu nascimento, por assim dizer. Houve outros, porém estes são emblemáticos, porque recordam não apenas a criação narrada no Gênesis, mas também porque remontam à própria origem da Legião de Maria, 07 de setembro, vésperas da Festa da Natividade, assim recordada pelo nosso Fundador Frank Duff:

“O primeiro alistamento dos legionários de Maria realizou-se em Myra House, Francis Street, Dublin, Irlanda, às vinte horas do dia 7 de setembro de 1921, véspera da festa da Natividade de Nossa Senhora... Circunstâncias, aparentemente casuais, determinaram o dia 7 de setembro, que parecia menos indicado que o seguinte. Só alguns anos depois – quando provas sem número de um verdadeiro amor maternal, levaram à reflexão – é que se compreendeu que, no ato do nascimento da Legião, esta recebera das mãos de sua Rainha uma enternecedora carícia. “Da tarde e da manhã 10 [Capítulo 2 Finalidade da Legião página 11] se fez o primeiro dia” (Gn 1, 5); e com certeza os primeiros e não os últimos perfumes da festa da sua Natividade eram os mais apropriados aos momentos iniciais de uma organização, cujo principal e constante objetivo consiste em reproduzir em si própria, a imagem de Maria, de maneira a glorificar melhor o Senhor e a comunicá-lO aos homens.” (Manual, cap. 1, pp. 10-11).

Como vê, Nossa Mãe Legionária demonstrou por duas vezes sua “enternecedora carícia” à Juventude Legionária do Rio de Janeiro, acolhendo-nos, precisamente, às vésperas de duas não menos significativas datas a Ela dedicadas: a primeira “carícia” foi em um “parto improvisado”, fora do “domicilio” (num balcão) e “indolor” (virtual); a segunda “carícia”, Ela nos fez, “deitando-nos sobre as palhas” da oficialização. Ao que parece, Nossa Senhora deseja que a Juventude Legionária do Rio de Janeiro se sinta e se reconheça como que, também, um “Bendito Fruto” gerado e nascido do “ventre” [da Legião] de Maria!

“Mas... Por que essas específicas datas?”, você pode estar se perguntando. Eu tenho esse entendimento: a Mensagem de Lourdes é, essencialmente, a cura do corpo e da alma, mediante a conversão e penitência; Nossa Senhora do Bom Conselho, o título, por si só já diz tudo, mas recorda-nos também que “Meu povo se perde por falta de conhecimento” (Os. 4, 6). Creio que, por tais expedientes, já antevemos o que Maria espera dessa sua SEJULE. Então, se liga! Juventude Legionária, com comprometimento e lealdade para com Legião de Maria (“pronto, falei!”). O mais, como diria nosso Bispo Referencial, D. Edson de C. Homem, “O tempo dirá”.

#Sejule

113 visualizações

E-mail Senatus:

senatus@legiaodemaria.org.br

Secretaria da Comunicação:

comunicacao@legiaodemaria.org.br

Endereço: 

Av. Benjamin Constant 23, sl 505

Glória - Rio de Janeiro / RJ

Tel: (21) 2224-1873

Visite:

 

© 2015 por Comunicação do Senatus-RJ