• Flávia Muniz

SEJULE-RJ promove Encontro histórico para a Juventude Legionária do Senatus Assumpta do Rio de Janei


A programação previa dois momentos de reflexão: a primeira palestra foi dada pelas Ir. Zélia Rainha e Yolanda Ribeiro, respectivamente a Presidente e a Vice-Presidente do Senatus/RJ. O tema por elas abordado foi extraído do Cap. 32, item 4, do Manual: “Os jovens trabalham a sério o dia todo: precisam de tempo livre para descansar”. Nessa perspectiva, ambas falaram de suas experiências de juventude e de como conseguiram conciliar essa fase tão bonita e tão intensa da vida com trabalho, estudos, família e, sem prescindir de tudo isso, ainda serem legionárias, no mais das vezes, oficiais e com grande atuação como extensionistas, sobretudo a Ir. Yolanda, a quem a LM deve muito pela expansão promovida, por ela e tantos outros bravos legionários, em todo o território nacional.

Após o desenvolvimento do tema proposto, as Irmãs Zélia e Yolanda quiseram ouvir os jovens e saber deles, que inciativas, no atual contexto em que estão inseridos, eles teriam a propor para a expansão da LM, particularmente entre os jovens. O “corpo a corpo” junto aos polos de grande concentração de jovens, como shopping centers e boates foi uma das propostas que surpreenderam as nossas veteranas.

Após um rápido coffe-break, os participantes ouviram também o Diretor Espiritual do Senatus Assumpta, o Revmo. Pe. Fábio da Silveira Siqueira, que reapresentou a espiritualidade e o carisma legionários, a partir do texto “Estar sempre de serviço”, extraído também de nosso Manual, Cap. 33, item 11. Refletindo sobre os desafios de buscar a santidade nos dias atuais, Pe. Fábio enfatizou a necessidade de o legionário esforçar-se por dar um testemunho, no falar, no vestir, no agir no mundo, na sociedade, dentro e fora da Igreja, que seja coerente com a espiritualidade a que foi chamado a abraçar; que expresse efetivamente, que traduza em atos o que ele aprende e vivencia na Legião de Maria. Pe. Fábio também destacou que, nem sempre somos valorizados, seja na Igreja ou no mundo, por aquilo que fazemos para dar um bom testemunho enquanto cristãos e legionários de Maria, mas, com certeza, seremos implacavelmente apontados e, por extensão, a Igreja e a Legião também o serão, por aquilo que nós fizermos de errado, de não condizente com a fé que professamos, com a regra de vida e o carisma que abraçamos.

Após as reflexões, abriu-se um momento para a avaliação desse primeiro Encontro, como também para sugestões e propostas de novas ações em 2016, para SEJULE-RJ melhor servir à juventude do Senatus/RJ. Três propostas foram aprovadas, em princípio, com grande entusiasmo de todos e, principalmente, dos Oficiais do Senatus e do Diretor Espiritual: 1) a implantação, tão logo possível, de um dia (mensal) de Adoração para a Juventude Legionária, no Santuário Nacional da Adoração Perpétua, em Sant’Ana, como já existe para os adultos; 2) um Retiro para a Juventude, possivelmente no Carnaval/2016, após serem devidamente estudadas as condições pelo Senatus; 3) que os jovens que assim se sentirem chamados, embora é de se desejar que todos o queiram, abracem, na próxima Acies do Senatus, o ideal da Consagração Total segundo S. Luiz Maria de Monfort.

Sob essa inspiração e embalados pela canção “Todo Teu”, que se tornou o hino do Encontro, encerrou-se aquela Tarde histórica e memorável, com os corações pra lá de (re)aquecidos, e oferecendo-se todas as esperanças e preces por uma frutuosa ação jovem legionária no Altar da Santa Missa, carinhosamente celebrada por nosso Diretor Espiritual, Pe. Fábio Siqueira, cuja homilia foi a chave de ouro não para fechar, mas para abrir portas e portões pelos quais a juventude legionária fará entrar outros jovens, igualmente dispostos à Comunhão eterna com Legião dos Bem-aventurados. Que Nossa Senhora do Bom Conselho passe à frente!

Sinceros agradecimentos da SEJULE-RJ ao Senatus Assumpta/RJ e a todos, participantes, equipe e colaboradores: fizemos juntos!

Salve Maria!

Sob a proteção e em honra de N. Senhora do Bom Conselho, no dia 31 de outubro de 2015, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, nada menos que às vésperas da Solenidade de Todos os Santos e no belíssimo cenário paisagístico do Alto da Boa Vista, realizou-se a I Tarde de Formação para Oficiais Juvenis e seus Formadores.

Com um total de 37 oficias inscritos, além do corpo de Oficias do Senatus Assumpta e a Equipe SEJULE-RJ, as principais lideranças do setor juventude atuantes hoje no Senatus/RJ, acompanhados de seus respectivos oficias adultos, reuniram-se para refletirem sobre o tema “Juvenude Legionária na contramão do secularismo”.

O Encontro teve início pontualmente às 13:30, com a recepção dos jovens, a apresentação e acolhida da equipe SEJULE-RJ aos presentes, seguido de um momento de oração e interiorização, muito inspiradamente conduzido pelo Ir. Paulo Valério, Secretário da Regia Deigenitrix-Niterói e da SEJULE-RJ. E às 14:00 h deu-se a abertura dos trabalhos com as Orações Iniciais da Tessera, precedida pela sugestiva canção “Cenáculo de Amor”, na bela voz do Ir. Pedro Ivo, membro da SEJULE-RJ, pela Regia Deigenitrix.

#Sejule

68 visualizações

E-mail Senatus:

senatus@legiaodemaria.org.br

Secretaria da Comunicação:

comunicacao@legiaodemaria.org.br

Endereço: 

Av. Benjamin Constant 23, sl 505

Glória - Rio de Janeiro / RJ

Tel: (21) 2224-1873

Visite:

 

© 2015 por Comunicação do Senatus-RJ