Buscar
  • Helio Euclides

Legionários se reúnem para comemorar 64º aniversário


A Legião de Maria nasceu em 1921 em Dublin, na Irlanda, e no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em 1951. Desse modo, na tarde de 07 de setembro, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, os Legionários festejaram os 94 anos no mundo e 64 no Brasil, além dos 56 de criação do Senatus Assumpta do Rio de Janeiro.

O cálculo foi de 3.000 legionários presentes, em um ambiente bonito com muitos estandartes. O evento começou com a reza do Terço e da Tessera. A Santa Missa, presidida pelo Diretor Espiritual do Senatus Assumpta do Rio de Janeiro, Padre Fábio Siqueira, foi o ponto alto das comemorações. Na homilia, Padre Fábio lembrou a importância de deixarmos o coração aberto para o Pai. “A Palavra de Deus nos consola e nos corrige. Todas as vezes que celebramos a Eucaristia, essa palavra nos reveste, pois não estamos só, e sim com o Corpo de Cristo. Frank Duff, movido por essa palavra, fundou a Legião de Maria. Esse mesmo Corpo de Cristo que é invocado no Concilio Vaticano II, que nos fortalece para a missão”, destacou.

A celebração ainda contou com a presença dos Diáconos Waldecir Ferreira e Djair Silva, ambos da Arquidiocese de Niterói. “Não podemos perder nunca a fé em Jesus Cristo e acreditar sempre na Intercessão de Nossa Senhora”, grifou o Diácono Djair, que é Assistente Espiritual da Legião de Maria, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Pacheco. O Animador da Legião de Maria na Paróquia de São José Operário, em São Gonçalo, Diácono Waldecir, também deixou a mensagem da intercessão. “Temos sempre de lembrar que Maria é o ícone que nos leva a Jesus, que intercede por cada um de nós, hoje e sempre”, afirmou.

Ao final Padre Fábio fez questão de falar para internautas do site e face. “Essa festa é um momento importante para a Legião, pois visualizamos o conjunto. Apesar de ainda existir ausências. Mas essa representação do conjunto nos anima a continuar”, concluiu.

Os legionários estavam radiantes. Para Maria Magnólia Braga Sena, do bairro Pacheco, São Gonçalo, que ingressou para a Legião de Maria em 1962, com 15 anos, fazer parte do grupo foi o seu melhor presente de debutante e continua sendo o seu melhor presente todos os anos. “Hoje sou presidente de um praesidium Juvenil e outro de adulto, além de ser presidente da Curia Nossa Senhora da Conceição. De todos os trabalhos realizados pela Legião de Maria, eu destaco o trabalho com os doentes. É um momento em que as pessoas estão muito fragilizadas, também a família, e a gente dá aquela assistência para ambos, porque é um momento em que os familiares já estão cansados e a gente chega e pode fazer algum atendimento, como curativo, companhia”, ressalta. Já para Verônica da Costa Popovic, do Praesidium Nossa Senhora de Nazaré, da Paróquia Santa Cruz de Copacabana, o mais importante é comemorar a bondade de Maria. “Todas as graças que conseguimos é por intermédio dela, pede a mãe que o filho atende. Ela passa na frente, medianeira de todas as graças”, explica.

Outra legionária que estava muito feliz era Evanise Nascimento Gomes, do Praesidium Nossa Senhora da Divina Providência, da Igreja Santo Antônio Maria Zacarias diz que ama a Legião de Maria e pede a Deus que mande mais membros para este trabalho. “Sou apaixonada pelo trabalho que a gente desenvolve, principalmente as visitas legionárias que são de suma importância para a necessidade do Rio de Janeiro, com essa violência, problemas de saúde e educação. Nesses 94 anos eu só posso agradecer pela graça que Deus me deu de ser legionária”, finaliza.

#Notícias

283 visualizações

E-mail Senatus:

senatus@legiaodemaria.org.br

Secretaria da Comunicação:

comunicacao@legiaodemaria.org.br

Endereço: 

Av. Benjamin Constant 23, sl 505

Glória - Rio de Janeiro / RJ

Tel: (21) 2224-1873

Visite:

 

© 2015 por Comunicação do Senatus-RJ